← Voltar

Um pedaço da Itália em São Paulo

Em uma tarde ensolarada, caminhar por uma rua de blocos de pedras pode parecer comum. Mas não nesta rua. Um lugar que oferece um pleno sentimento de paz, servindo como um refúgio, encanta o paladar pelos típicos sabores italianos e os olhos pela beleza que desperta um romantismo inigualável.

Próxima ao incessante agito da rua Augusta, a pacata rua Avanhandava é repleta de flores, cores e sabores. O desnível entre a calçada e a rua é mínimo, facilitando o acesso aos deficientes físicos. A grande quantidade de árvores e os diversos canteiros e vasos de flores presentes nas calçadas exalam um doce e suave aroma que preenchem os pulmões dos indivíduos que por ali transitam.

Durante a noite, as luzes suspensas em cordões que se entrelaçam tornam a caminhada mágica, de modo que é possível imaginar-se na própria Europa. As mesas do lado de fora dos restaurantes, as fontes de água e o próprio visual da rua contribuem ainda mais para aflorar nossas emoções. O ruído das fontes de água e o burburinho dos transeuntes e das pessoas sentadas que apreciam a peculiaridade dos sabores da culinária italiana chegam aos ouvidos quase como uma melodia.

Por ser uma rua gastronômica, a espera por uma mesa em alguns dos restaurantes da Famiglia Mancini pode chegar a mais de duas horas, mas o ar pitoresco do cenário torna a expectativa plausível e surpreendente. Do lado externo, a brisa do vento espalha os aromas. No interior dos ambientes, as cores, a decoração e os paladares são tipicamente italianos. Com cestas e utensílios culinários suspensos no teto, os locais oferecem uma enorme variedade de antepastos e saborosas massas que apetecem o paladar e causam uma explosão de sentimentos ao degustarmos.

Seja em uma tarde de sol ou em uma noite de garoa, a rua Avanhandava consegue transportar quem anda por ela para um pedacinho da Itália, ainda que nunca tenha visitado o país. Mais do que uma rua no coração de São Paulo, é um lugar para apreciar um visual excêntrico, uma deleitável degustação e, genuinamente, sentir a paz que raramente encontramos na capital paulista.